Site A Voz da Cidade – “Sindicato dos Trabalhadores Domésticos de Volta Redonda participa de seminário, em Brasília, até domingo”

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos de Volta Redonda, Jorgina dos Santos, está, em Brasília, representando a Cidade do Aço no Seminário e Reunião Nacional das Trabalhadoras Domésticas. O evento, que tem como tema “Pela Reconstrução e Efetivação dos Nossos Direitos”, conta com a participação de sindicatos de diversas regiões do país. O evento começou na quinta-feira, 16, e segue até domingo, 19, e é uma realização da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) e do Centro Nacional dos Trabalhadores Domésticos do Brasil (CNTD).

Durante o seminário, estão sendo apresentadas as demandas dos sindicatos regionais e discutidas as ações que serão planejadas pela Fenatrad para o próximo ano. Além disso, uma agenda política está sendo criada com base nos debates realizados. A primeira mesa de debate teve como foco os avanços e retrocessos nos direitos das trabalhadoras domésticas, contando com a participação da Fenatrad, da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Secretária Nacional de Cuidados e do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Programação

Na quinta-feira, 16, teve Mesa de Debate sobre ‘Balanço do atendimento jurídico nos sindicatos’, que vai reuniu os advogados de todos os sindicatos filiados. Além disso, teve a reunião do Grupos de trabalho, sobre ‘Desafios na implementação dos direitos’ e a Plenária que irá abordar as ‘Estratégias pela efetivação dos direitos’.

Nesta sexta-feira,17, terá a palestra sobre “Direitos das trabalhadoras migrantes e refugiadas”; o grupo de trabalho que irá organizar as trabalhadoras migrantes e refugiadas; e Mesa de Diálogo sobre a defesa dos direitos das trabalhadoras domésticas.

No sábado, 18, o evento terá o balanço dos projetos em andamento com as entidades parceiras, ONU Mulheres, Fundo Elas, Fundo Brasil de Direitos Humanos; o balanço dos seminários regionais e reuniões dos Grupos de Trabalho. O encerramento será no domingo, 19, com o informe dos sindicatos e a reunião de planejamento.

OBJETIVO DO SEMINÁRIO

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos de Volta Redonda contou ao A VOZ DA CIDADE que o seminário, além de discutir avanços e retrocessos nos direitos das trabalhadoras domésticas, visa planejar ações para o próximo ano. Destacou ainda que o encontro representa importante espaço de diálogo e mobilização para a garantia dos direitos das trabalhadoras domésticas, buscando avanços significativos na valorização e reconhecimento dessa categoria profissional tão importante para o Brasil.

A sindicalista lembrou que o encontro é importante já que está discutindo sobre a diarista e o direito trabalhista da categoria. “Vamos ter uma fala só para todos os sindicatos. Quando terminar o seminário pretendemos juntar todos os dias para descobrir, conversar e discutir para realizarmos uma grande plenária para que cada um fale uma língua só pelo direito trabalhista da empregada doméstica, da igualdade, do direito e o cuidado do trabalhador. Tudo isso é muito importante para a nossa categoria”, disse a presidente.

CERCA DE 40 ATENDIMENTOS

Lembrou ainda a sindicalista que, o Sindicato das Domésticas de Volta Redonda realiza cerca de 40 atendimento, ou até mais, por semana. Declarou que é muito bom representar uma categoria como a dela, que há anos sofre muito com as questões trabalhistas, já que a maioria das queixas que o sindicato recebe gira em torno da carteira de trabalho, que não foi assinada. “É muita discriminação contra as companheiras domésticas que estão sempre se queixando dos patrões que não depositam o Fundo de Garantia. Essa reclamação é quase unânime. Elas só ficam sabendo que o dinheiro não foi depositado quando deixam o trabalho e vão ao banco”, contou Jorgina, lembrando que, além de Volta Redonda, participam do evento na capital brasileira representantes das domésticas de Salvador, Pelotas, Rio de Janeiro, São Paulo, Nova Iguaçu, Minas Gerais, Maranhão, Piauí , Chapecó, Pelotas, Pernambuco, Acre, Piracicaba e Rio Grande do Sul.

Transcrição de matéria publicada no site A Voz da Cidade.

Compartilhe esta notícia: