Cine Negro debate temas sobre questões étnicos-raciais no Maranhão

No último dia 29 de novembro, em São Luís, a presidenta do Sindoméstico MA Valdelice Almeida participou de um dos debates do Cine Negro Debate, promovido pelo Grupo de Mulheres Negras Mãe Andresa, em parceira com outras entidades. O debate em questão trouxe a Trabalhadora Doméstica como tema principal e foi realizada análise do filme “Histórias Cruzadas”, dos cineastas   Chris Columbus, Michael Barnathan e Michael Radcliffe.

Cine Negro Valdelice

Cine Negro

O Grupo de Mulheres Negras Mãe Andresa promoveu o Cine Negro Debate, reunindo-se a outras entidades e coletivos com filmes e documentários voltados para as questões étnico-raciais.  A programação integrou as atividades do Mês da Consciência Negra.

Cine Negro Debate

Histórias Cruzadas

The Help (Histórias Cruzadas – título no Brasil) ou As Serviçais (título em Portugal)) é um filme de drama, baseado no livro romance homônimo de Kathryn Stockett. O filme é um retrato sobre uma mulher caucasiana, Eugenia “Skeeter” Phelan, e o seu relacionamento com duas empregadas negras durante a era americana dos Direitos civis nos Estados Unidos de 1960. Skeeter é uma jornalista que decide escrever um livro da perspectiva das empregadas (conhecido como The Help), mostrando como elas estão sofrendo racismo na casa de brancos.

O filme é ambientado em Jackson, Mississippi, e estrela Emma Stone, Viola Davis, Octavia Spencer, Bryce Dallas Howard, Jessica Chastain, Sissy Spacek, Mike Vogel, Mary Steenburgen e Allison Janney. The Help teve boa critica e tornou-se um grande sucesso. [1] Em 29 de Janeiro o elenco recebeu o Screen Actors Guild Awards de Melhor Elenco em cinema.