Saúde no Trabalho

No dia-a-dia você pode adotar cuidados básicos que ajudam o seu corpo a ficar livre de problemas incômodos:

1. Sono de qualidade é essencial. Procure ter ao menos sete horas de sono por dia

2. Evite consumir sal em excesso

3. Tente evitar passar muitas horas em pé ou sentada, ou seja, sem fazer movimento. Dê uma volta, sempre que possível, para relaxar os músculos e ativar a sua circulação

4. Beba água e sucos para manter seu corpo hidratado. Evite o consumo excessivo de refrigerantes, pois eles têm alta concentração de gás que atrapalha o funcionamento adequado do sistema digestivo.

5. Coma frutas e legumes. Eles ajudam seu corpo a trabalhar melhor, pois têm nutrientes importantes

6. Evite o consumo de açúcar em excesso. Alimentos também à base de amido, como massas e farofas, quando consumidos em excesso, levam ao acúmulo de peso

7. Evite movimentos repetitivos como varrer, passar, lavar e dirigir sem descanso. Esse é o tipo de hábito que leva ao desenvolvimento das chamadas DORTs ( Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho). Antes elas eram chamadas de Lesões por Esforço Repetitivo (LER), como tendinite.

Faça movimentos de abrir e fechar as mãos, por exemplo, para exercitar suas articulações.

8. Use sempre roupas adequadas para o clima. Leves no verão e agasalhos no inverno.

9. Se você tem doenças alérgicas, como rinite ou asma, cuidado ao manipular poeira na hora de varrer o chão ou limpar móveis, por exemplo. Esteja sempre em contato com seu médico para evitar as crises e use apenas os remédios indicados por ele.

10. Ao menos uma vez por ano faça os seus exames. As mulheres não devem descuidar do preventivo (Papanicolau) que previne contra o câncer de útero. A partir dos 40 anos também é importante fazer, anualmente, mamografia. Os homens devem procurar o urologista assim que completarem 40 anos para fazer os exames preventivos contra o câncer de próstata.